Qual é a cura para a insegurança feminina?

sábado, fevereiro 28, 2015

A insegurança é uma situação real nas vidas de muitas mulheres de hoje. Infelizmente não há dúvida que muitas delas vivem uma vida em colapso, à beira do desastre. E a cura sugerida pela procura do “amor próprio” e autoestima, convenhamos, não é solução.

Responda-me uma pergunta, qual foi o erro de Narciso?

O erro de Narciso foi amar a si mesmo. E é desse amor próprio que os livros de autoajuda tanto falam. Todas essas soluções modernas, na verdade não trazem resultados duradouros contra a insegurança. Pois as soluções que são apresentadas para este problema é tudo egocentrismo. Inicia-­se com a pergunta básica: “eu gosto de mim?” E por aí vai, sempre os mesmos conselhos sobre autoaceitação e autopromoção; Ame-­se! Viva para si mesmo.

Mas a verdadeira resposta para a insegurança está no oposto, pois quando amamos demais a nós mesmos, amamos menos o próximo. Então, não ame a si mesmo, evite o amor próprio, pois ele é o maior impedimento no caminho do amor para com Deus e com nossos semelhantes.

Sabemos que não é nada fácil nos amarmos menos e começamos a amar mais o nosso próximo. Então a primeira coisa a se fazer é deixar se preencher com apenas uma coisa: Deus, e Ele lhe mostrará o caminho para se tornar uma mulher radiante, de fé, com pudor, modéstia, caridade e equilíbrio. Uma mulher confiante por que confia em Deus.

“Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” 
(Romanos 12:3) 

“Caridade, caridade, caridade. Enquanto tiveres caridade, minhas filhas, tereis tudo. Ficai sempre alegres e contentes.” 
(Santa Paulina) 

As mulheres ao longo da história realmente tinham um brilho, uma beleza celestial. Elas estavam tão envolvidas com as coisas de Deus que não pensavam em suas próprias vidas. Elas não procuravam atrair os olhos para si mesmas, procuravam viver para Deus. Madre Teresa de Calcutá, um exemplo de mulher, tem uma bela frase que diz: "A alegria em amar é saber que Deus me ama e assim posso amar meu próximo sem receber nada em troca. Isso é amar.” 

Que Deus e Nossa Senhora nos guiem. Para que o amor Dele e dela transbordem sobre nós e seja o espelho dos nossos atos. Que amemos o nosso próximo. Amém!


"Confiai em Deus e em Maria Imaculada; permanecei firmes e ide adiante!" 
(Santa Paulina)

Um comentário:

  1. Já disse Chesterton que total autoconfiança não é apenas um pecado, mas também uma fraqueza. Somente nos abrindo ao amor de Deus podemos enxergar a forma com que somos amadas e, a partir daí, aprendemos a amar aos outros e a nós mesmas também, não da forma egoísta como o mundo prega, mas de forma saudável e feliz. Só a experiência do amor de Deus pode nos dar verdadeira autoconfiança e é essa a experiência que tenho precisado rs...

    Ana Claudia, Blog Contando

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.