O Terço

quarta-feira, março 02, 2016

Uma coisa importante que quero te dizer, é que: o terço é uma arma.

Não se engane, com a característica pacata e calma do terço. Você já viu uma espada de esgrima? É fina, leve, parece pequena diante de uma espada de samurai, mas tem o mesmo poder mortal e ainda possui algumas vantagens, não cansa, pode ser levada para qualquer lugar com facilidade.

Mas, como qualquer arma, deve ser manejada de forma adequada e que Deus nos ajude a receber todos os benefícios do Santo Terço e aprender a cada dia mais saber usá-lo para a Sua Maior Glória.

Uma vida sacramental torna a batalha favorável.

Mas como fazer a meditação dos mistérios, de uma forma prática? Afinal, a mente viaja, os olhos fecham e os mistérios passam a não ser tão presentes.

A vida sacramental nos dá essa fortificação. E somado a isso devemos usar como Santo Inácio diz “os olhos da imaginação”.

Como já disse, a imaginação tem tendência a passear durante o terço, mas ela pode ser usada, afinal ela também deve orar.

As cenas do filme Paixão de Cristo podem ajudar muito a meditar os mistérios e, com Maria, ver toda a vida do Senhor. Faça o teste, coloque a mente para rezar!

Além disso, devesse usar o terço como diálogo, o que Maria Santissima quer nos ensinar durante essa batalha? Se quiser faça um caderno e a cada dia anote uma coisa aprendida, algo que nunca tinha notado antes nos mistérios e faça no fim da semana um parágrafo do que a Mamãe te ensinou.


“O Rosário é uma oração de grande significado e destinada a produzir frutos de santidade.”

“O Rosário, quando descoberto no seu pleno significado, conduz ao âmago da vida cristã, oferecendo uma ordinária e fecunda oportunidade espiritual e pedagógica para a contemplação pessoal (do rosto de risto), a formação do Povo de Deus e a nova evangelização.”

“O Rosário é também um itinerário de anúncio e aprofundamento. É uma apresentação orante e contem- plativa, que visa plasmar o cristão(ã) segundo o coração de Cristo”.

“Meditar com o Rosário significa entregar os nossos cuidados aos corações misericordiosos de Cristo e da sua Mãe. Verdadeiramente o Rosário “marca o ritmo da vida humana”, para harmonizá-la com o ritmo da vida divina, na gozosa comunhão da Santíssima Trindade, destino e aspiração da nossa existência”.
 Carta Apóstolica “O Rosário da Virgem Maria”
São João Paulo II


“O Rosário contém todo o mérito da oração vocal e toda a virtude da oração mental.”
Sta. Rosa de Lima


“Felizes as pessoas que rezam bem o santo Rosário, porque Maria lhes obterá graças na vida, graças nahora da morte e glória no Céu. Nunca será considerado um bom cristão, quem não reza o Rosário. ‘
S. António Maria Claret


“Nossa vida é uma guerra e uma tentação contínuas, na qual não temos que combater inimigos de carne e de sangue, mas as próprias potências do inferno.

Armai-vos, pois, com a arma de Deus que é o santo Rosário. Esmagareis assim a cabeça do demônio e permanecereis inabaláveis diante de todas as suas tentações.”

Livro: A eficácia maravilhosa do Santo Rosário, de São Luís Maria Grignion de Montfort

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.