Tenha paciência consigo mesmo

quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Estamos agora a oito dias do tempo quaresmal. Então deixe-me lhe perguntar, como você está se esforçando a respeito de seus comprimentos quaresmais? Você se esqueceu de que não deveria comer carne às sexta-feiras? Foste fiel em entregar “esta” ou “aquela” coisa em disposição de dar mais espaço para o Senhor em sua vida? Talvez sua Quaresma tenha tido um começo incrível, ou porventura tenha sido um pouco menos admirável.

Na Quarta-feira de Cinzas, Matt Fradd em sua reflexão desafiou-nos, como fez em suas leituras para o dia, a fazer um retorno sincero ao Senhor, mesmo agora. Mesmo agora, oito dias depois, o Senhor está chamando-nos para isto. Para fazer um retorno sincero a Ele, ser santo como Ele é santo, dar a Ele tudo o que nós somos e tudo o que temos. Então, se sua Quaresma tem sido um pouco menos que admirável, como a minha, eu desafio você a reler a reflexão de Matt e juntar-se a mim, mesmo agora em fazer um sincero retorno ao Senhor.

É muito intimidador pensar em ser santo como o Senhor é santo. Eu não sei você, mas acho isso especialmente desafiador tal como refletir sobre o sacrifício da Cruz. Como eu poderia refletir que a santidade estaria em minha própria vida? Fazendo um balanço das áreas da minha vida que necessitam ser dadas de volta ao Senhor, fico um pouco sobrecarregada pela ideia de ser santa como o Senhor é santo. Eu percebi que estou longe disso e que mesmo agora como tenho escrito essas palavras, necessito fazer um retorno de todo o coração ao Senhor.

A Quaresma é um tempo de penitência. E também é um tempo de intensa misericórdia. Talvez você, como eu, tenha se esforçado para se redimir de todo o coração ao Senhor durante estes últimos oito dias. Tenho tomado como consolo as seguintes palavras de São Francisco de Sales e espero você também,

“Tenha paciência com todas as coisas, mas, principalmente, tenha paciência consigo mesmo. Não perca a coragem em refletir sobre suas próprias imperfeições, mas imediatamente partir a fim de resolvê-las. Todos os dias iniciar-se uma nova tarefa.” (Tradução Livre).

Tenha paciência consigo mesmo nesta Quaresma, não perca sua coragem enquanto você reflete sobre seus próprios pecados e imperfeições, mas em vez disso, mesmo agora, estabeleça um remédio para saná-los, para assim fazer um sincero e verdadeiro retorno ao Senhor. Esforce-se avidamente, mas seja gentil consigo mesmo e saiba que nosso Deus é um Deus de misericórdia e compaixão, lento na cólera e abundante no amor [Salmo 103,8]. Se sua Quaresma não tem sido o tanto que você esperava, tudo bem, Deus é misericordioso e se nós quisermos ser como Ele é, devemos ser misericordioso com nós mesmos. Levante-se e continue lutando.

Através do meu trabalho com freiras ao longo dos últimos anos, tenho descoberto que a santidade não é apenas sobre o tempo que gasto em orações ou as boas obras que faço, mas sim é sobre dar tudo o que tenho, minha pessoa por completo para o Senhor. Dando todo o meu eu assim como Ele me criou, não como eu penso que deveria ser e não apenas as áreas da minha vida que são agradáveis e ordenadas. Santa Teresa de Lisieux disse uma vez que “O amor nos consome apenas na medida em que nos entregamos.” Isso significa que se eu quero verdadeiramente ser santo como o Senhor é santo, então tenho que me permitir ser consumido  por Ele, que é amor, através de uma total e inteira entrega. É nisto que eu refletirei a santidade que Ele é.

Por fim, Deus só necessita de você. De todos vocês. As coisas que procuramos fazer para sermos santos é de grande importância, mas somente Deus tem o verdadeiro poder de nos fazer santos. Não se deixe intimidar por essas linhas da primeira leitura de hoje, ou se contentar por causa do que nós refletirmos sobre o significado de ser santo. Ao invés disso, vamos oferecer a Ele tudo aquilo que somos e permitir-Lhe que nos transforme em meios que nunca poderíamos esperar.

Texto original do site uCatholic.

Tradução: Larissa Maria

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.