A Vida Sacramental

quarta-feira, fevereiro 03, 2016

É comum que me perguntem como é a prática de uma vida espiritual. Acontece que, na verdade, a questão não é tão difícil, no entanto, a maior parte de nós acredita que a vida espiritual prática é recitar o terço, fazer novenas...isso é expressão da vida espiritual, são atos espirituais.

Para facilitar a compreensão, devemos entender que a vida espiritual deve ter como centro Jesus e para que isso não se torne algo etéreo, a nossa vida deve ter como centro Jesus Eucarístico.

Pensando assim, mudando nossa vida para essa forma de ação, para esse estilo de vida, passamos a colocar toda a nossa vida, as atitudes, a fala e os pensamentos sob essa nova perspectiva. Nesse momento nasce uma vida espiritual, uma vida sacramental.

Na prática, o centro da vida muda, antes agíamosfalávamos e pensávamos, depois víamos que isso afastou-nos de Jesus, nessa forma de viver, não se tem Jesus como centro mas como um personagem secundário, são nossas vontades, desejos e pensamentos que estão em primeiro lugar. Mas numa vida sacramental, tudo gira para o Jesus Eucarístico, ANTES de agir, falar passaríamos a nos perguntar “isso me afasta de Jesus? Poderei comungar depois disso?”.

Essa mudança de visão é a base de uma vida espiritual, é o primeiro passo, o mais importante e o que precisa ser a base da nossa vida.

Depois, desse passo todas as outras atitudes e coisas vem por acréscimo. Pois, esse estilo de vida, engloba todos os dias da semana em prol do dia do Senhor.

Como?

Durante a semana, todas as atitudes são feitas com consciência e diante de situações desagradáveis do dia a dia podemos e devemos entregar pelos pecadores, pelas almas do purgatório, pelos sacerdotes...e assim, seremos realmente cristãos, imitadores de Cristo que oferece tudo pelas almas, todos os dias passam a ser um prolongamento da missa.

Uma vida sacramental tem essa finalidade, de fazer da nossa vida uma oração, que nos permite entrar na batalha que acontece quando rezamos o terço, iniciamos uma novena ou oferecemos uma missa por uma causa ou alguém. Não se engane, atrás de atitudes pequenas existe milagres da graça de Deus.

 “Na Eucaristia, estão concentradas, com singular riqueza e variedade de milagres, todas as realidades sobrenaturais”. (Papa Leão XIII)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.