Eu te amo: Mas não toque em mim!

quarta-feira, setembro 10, 2014

Esse tipo de afirmação lhe soa familiar:

"O sexo é ruim e sujo, e Deus se irrita caso você fazê-lo antes de se casar. Você deve praticar o autocontrole e nunca pensar em sexo, para não irritar a Deus e violar seus mandamentos na Bíblia. O sexo só deve ser vivido no casamento, caso em que, quando um casal pode tê-los para ele, tanto quanto eles querem."

Isso, é claro, não é ensinamento católico. No entanto, às vezes pode ser uma perspectiva externa de compreensão de um cristão sobre sexo. O que me incomoda, porém, é quando eu vejo bons cristãos tomar esse entendimento da sua sexualidade. Vejo, casais que praticam a abstinência no relacionamento além da castidade.

A castidade é a virtude que lhe permite expressar a sua sexualidade de acordo com os desígnios de Deus. É o que permite o ser humano expressar sua sexualidade como um ato de amor, em vez de um ato de usar outra pessoa como um meio para um fim. A abstinência não é simplesmente dizer não, ou abster-se, de sexo. A abstinência é uma parte necessária da castidade, mas não deve ser praticado para além da castidade.

Problemas podem surgir dentro de um relacionamento ou dentro de uma pessoa, quando o apetite sexual é tratado como algo intrinsecamente ruim e do mal, em vez de algo que deve ser temperado por uma questão de amor. Vou te dar alguns exemplos de pessoas que eu acho ter abstinência excessiva demais:

- Recentemente, ouvi uma história de um menino de 17 anos e uma menina que estavam namorando. Eles tiveram problemas porque tinham "atravessado a segunda parte." O que eles fizeram? O menino tinha colocado o braço por cima do ombro da menina.

- Eu tenho uma amiga que recentemente falou em uma conferência em que alguém se aproximou dela e perguntou por que ela iria falar sobre a castidade ao mesmo tempo em que levava os homens ao pecado com a maneira que ela se vestia. Qual parte do corpo foi exposta? Cotovelos.

- Eu ouvi recentemente uma jovem me dizer como ela estava lutando com a castidade e que ela simplesmente não conseguia controlar seus pensamentos. Ela disse: "Eu só preciso chegar a um ponto onde eu nunca pense em sexo!"

É impossível para mim julgar os corações e as intenções dessas pessoas e seus relacionamentos. Mas, quando ouço histórias como essas, meu primeiro pensamento é que essas pessoas não têm uma compreensão saudável do plano de Deus para a sua sexualidade e que eles estão tentando reprimir os seus apetites sexuais, em vez de vivê-la de acordo com o plano de Deus.

Não me interpretem mal; é louvável e incentivando encontrar casais e indivíduos que se esforçam para a virtude da castidade. Para o casal ser casto, a relação precisa de limites e esses limites devem ser concordados por ambas as partes em um relacionamento. A razão pela qual você define os limites físicos de uma castidade em um namoro tem como razão ser um ato de amor. A razão pela qual você se veste modestamente está relacionada uma pessoa olha para você e vê uma pessoa ao invés de partes do corpo. Também é verdade que, é essencial o estabelecimento de limites para se vestir modestamente, é melhor errar para lado de ser muito conservador. Mas há uma enorme diferença entre dizer "não" ao sexo e dizer "sim" ao amor.

Quando estava fazendo meus estudos de graduação em teologia, alguém perguntou ao meu professor sobre o casamento e o que ele achava dos casais que poupavam beijos para o casamento. Ele respondeu: "Não há nada errado com a economia de beijar até o casamento desde que a intenção é pelas razões certas. Mas há algo de muito errado em ter uma atitude em relação a sua amada de "Eu Te Amo - Mas não Toque em Mim!” Seu ponto de vista era muito clara; castidade deve ser praticada como um ato de amor. Quando praticada, traz liberdade e bênção na vida de uma pessoa.

Texto original do site: Chastity Project.

Traduzido por: Larissa Maria

Um comentário:

  1. Lindo o texto. A falta de equilíbrio esta transformando nossa sociedade numa sociedade destemperadas... As pessoas ou são do mais ou são do menos. E nossos jovens estão sofrendo por falta de referências. Amei a forma como o assunto foi abordado. Beijos! Say Litig

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.