Dica cultural da moça: 3 documentários de vidas inspiradoras

domingo, maio 17, 2020


Que vida te inspira? Hoje em dia é bem difícil encontrar pessoas no nosso convívio que nos inspire a algo maior, verdadeiro e belo. Esses três documentários podem lhe despertar para novas questões e fazer olhar para sua própria vida em uma novas perspectivas. Nesses verá pessoas de verdade que ouviram o chamado real da sua vocação.

O primeiro é "O Grande silêncio", um excelente documentário sobre a Ordem dos Cartuxos, uma bela obra que inspira a uma vida religiosa, forjada na fé e no silêncio. O segundo é o "Jiro Dreams of Sushi", que conta a história do Senhor Jiro e seu restaurante de sushi, uma inspiração da verdadeira dedicação e amor ao seu trabalho. E o terceiro é o documentário brasileiro "O Jardim das Aflições", que lhe mostrará a vida do filósofo Olavo de Carvalho uma inspiração de vida intelectual.


Título original: Into Great Silence (2007)
De: Philip Gröning
Gênero: Documentário

"O Grande Silêncio" é o primeiro filme sobre a vida interior da Grande Chartreuse, casa-mãe da Ordem dos Cartuxos, uma meditação silenciosa sobre a vida monástica. Dezassete anos depois de ter pedido autorização para filmar no mosteiro, é dada autorização para entrar ao realizador, que filmará a vida interior dos monges cartuxos. Sem música à excepção dos cânticos do mosteiro, sem entrevistas, nem comentários, ou artifícios. Evocam-se unicamente a passagem do tempo, das estações, os elementos repetidos incessantemente durante o dia ou as orações. Um filme sobre a presença do absoluto e a vida de homens que dedicam a sua existência a Deus.


Título original: Jiro Dreams of Sushi (2011)
De: David Gelb
Gênero: Documentário

documentário "Jiro Dreams of Sushi" mostra a vida de Jiro Ono, 85 anos, é um especialista em sushi que trabalha incansavelmente no seu restaurante, Sukiyabashi Jiro e o seu relacionamento com seu filho e herdeiro, Yoshikazu. É uma história de superação, disciplina, inspiração, reconhecimento e paixão.


Título original: O Jardim das Aflições (2017)
De:  Josias Teófilo
Gênero: Documentário

Conheça a vida, obra e o pensamento filosófico de Olavo de Carvalho, um autor e ensaísta brasileiro. Acompanhe sua rotina de trabalho, com livros políticos, de filosofia e também de peças jornalísticas.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.