Dica cultural da moça: Três filmes sobre o valor da vida

quinta-feira, julho 02, 2020
Em meio a tanta falta de sensibilidade com a vida humana, cabe aqui, através do cinema mostrar também o valor infinito da vida. Os três filmes escolhidos são baseados em fatos reais e apresentam para nós a vida de uma forma genuína e única, com limitações e desafios. Mas vivida com dignidade e sentido. 

No nosso Catecismo da Igreja Católica diz que "o corpo do homem participa da dignidade da "imagem de Deus": ele é corpo humano precisamente porque é animado pela alma espiritual, e é a pessoa humana inteira que está destinada a tornar-se, no Corpo de Cristo, o Templo do Espírito. Unidade de corpo e de alma, o homem, por sua própria condição corporal, sintetiza em si os elementos do mundo material, que nele assim atinge sua plenitude e apresenta livremente ao Criador uma voz de louvor. Não é, portanto, lícito ao homem desprezar a vida corporal; ao contrario, deve estimar e honrar seu corpo, porque criado por Deus e destinado à ressurreição no último dia. A unidade da alma e do corpo é tão profunda que se deve considerar a alma como a "forma" do corpo; ou seja, é graças à alma espiritual que o corpo constituído de matéria é um corpo humano e vivo; o espírito e a matéria no homem não são duas naturezas unidas, mas a união deles forma uma única natureza."

Título original: My Left Foot (1989)
De: Jim Sheridan
Gênero: Drama/Comédia dramática

Christy Brown, filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro ele torna-se escritor e pintor.


Título original: The Elephant Man (1980)
De: David Lynch
Gênero: Drama/Filme Biografico

A história de John Merrick, um desafortunado cidadão da Inglaterra vitoriana portador do caso mais grave de neurofibromatose múltipla registrado até então, tendo 90% do corpo deformado. Exibido como monstro em circos e considerado débil mental pela sua dificuldade de falar, é salvo por um médico, Frederick Treves. No hospital Merrick se libera emocionalmente e intelectualmente, além de mostrar ser uma pessoa sensível ao extremo. Sra. Kendal, uma grande atriz, torna-se sua amiga e até a coroa britânica sensibiliza-se com o caso.


Título original: Marie Heurtin (2014)
De: Jean-Pierre Améris
Gênero: Drama

Final do século XIX, França. Marie Heurtin  é uma moça que nasceu cega e surda. Vivendo em seu próprio mundo, sem conseguir se comunicar, o pai dela a manda para um convento que cuida de crianças surdas. Entretanto, devido à falta de condições para tratá-la, a madre superiora  a recusa. Graças à insistência da freira Marie Margueritte, que diz que pode cuidar dela apesar de seu problema de saúde, a madre superiora volta atrás em sua decisão. Só que fazer com que Marie aprenda questões básicas de higiene e convívio com outras pessoas não é uma tarefa nem um pouco fácil.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.