A Revista Queridinha

quarta-feira, maio 01, 2019

Na minha adolescência, uma revista era a queridinha das meninas. Todos os meses eu e minhas amigas visitávamos a banca de revistas da cidade para dar uma olhada na edição. Habitualmente alguma menina da escola levava aquela revista, e ela passava pelas mãos de todas as outras meninas da classe.
Naquele tempo não imaginava a desinformação e manipulação que aquela simples revista teen fazia em minha mente e nas das jovens daquela época. Lembro-me da mãe de uma amiga que sempre lia a revista antes de nós arrancando as matérias que ela não achava adequada para a nossa idade. Ela sabia que tinham assuntos que deveriam apenas ser abordados por ela com a filha.
Percebo hoje o quanto esse tipo de revista fazia mal para o imaginário das moças. Por trás das matérias, entrevistas e testes “descolados”, havia uma engenharia social para manipular e modificar a conduta, pensamento e ideias das meninas que ainda estavam em formação. Assim elas mudavam de atitude como se fosse algo que elas já tinham concebido consigo desde sempre.
Não estou aqui falando que essa revista teen é a única a difundir essas ideias, mas o que quero enfatizar é que sua influência pode criar expectativas e ideias que levamos para a vida.  Então o imaginário dessas moças é formado por essa visão de mundo, onde o feminino deu lugar a lutas sobre questão de gênero; a feminilidade, ao feminismo; e as virtudes, ao um modo de vida mais liberal e menos conservador e cristão.
Ter uma boa formação do imaginário é importantíssimo. É onde se abrigam as ideias, imagens, relações e conceitos que constroem a visão do mundo que teremos. Se o seu imaginário foi desenvolvido por coisas que pervertem a alma humana, que a degradam e que limitam a pessoa à uma só ideia de mundo e de si mesmo, a chance de sua vida ser uma bagunça misturada com variadas ideologias inventadas por aí é muito grande.
O escritor Gustavo Corção em um de seus textos diz, que “a conquista das coisas inferiores nos afaga ao mesmo tempo o orgulho e a concupiscência, ao contrário do alcance das coisas do alto que nos aprimoram a humanidade e o gosto da sabedoria.”
Então, se você é uma dessas meninas não perca mais tempo e comece a buscar as coisas do alto, não deixe que sua vida seja refém de pensamentos e ideias inferiores que corroem a alma do ser humano e o levam para o abismo que impede de conhecer a verdade que traz sentido à vida.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.