Filmes que representam as virtudes teologais

quarta-feira, maio 25, 2016

"As virtudes teologais têm a Deus por objeto imediato, porque pela Fé nós cremos em Deus, e cremos tudo o que Ele revelou; pela Esperança esperamos possuir a Deus; pela Caridade amamos a Deus e nEle amamos a nós mesmos e ao próximo." (Catecismo de São Pio X, 856).

A Fé:
"A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus e em tudo o que Ele nos disse e revelou e que a santa Igreja nos propõe para acreditarmos, porque Ele é a própria verdade." (Catecismo da Igreja Católica, 1814).

O Homem Que Não Vendeu Sua Alma (The Man For All Seasons) - 1966 

Na Inglaterra do século XVI, Henrique VIII (Robert Shaw) planeja se separar de sua primeira esposa para se casar com Ana Bolena (Vanessa Redgrave), mas não recebe a aprovação de Thomas More (Paul Scofield), um fervoroso católico que se tornou Lord Chanceler, um altíssimo posto que ele preferiu renunciar a trair suas convicções e fé. Entretanto, a importância de Sir Thomas é tão grande que mesmo após sua renúncia o rei continua lhe perseguindo. Até que surgem "provas" que o incriminam como alta traição, um crime punido com a morte.

Descrença:

O Nevoeiro (The Mist) - 2007

Depois que uma violenta tempestade devasta a cidade de Maine, David Drayton (Thomas Jane) - um artista local - e seu filho de 8 anos correm para o mercado, antes que os suprimentos se esgotem. Porém, um estranho nevoeiro toma conta da cidade, deixando David e um grupo de pessoas presas no mercado - entre elas um cético forasteiro e uma fanática religiosa. David logo descobre que o nevoeiro esconde algo sobrenatural e que sair do mercado pode ser fatal. Mas conforme o grupo tenta desvendar o mistério, o caos se instala e fica evidente que as pessoas dentro do mercado podem tornar-se tão ameaçadoras quanto as criaturas do lado de fora.

- A Esperança:
“A esperança é a virtude teologal pela qual desejamos o Reino dos céus e a vida eterna como nossa felicidade, pondo toda a nossa confiança nas promessas de Cristo e apoiando-nos, não nas nossas forças, mas no socorro da graça do Espírito Santo.” (Catecismo da Igreja Católica, 1817).


O'Hare, Califórnia. O pequeno Pepper (Jakob Salvati) tem uma forte ligação com o pai, James Busbee (Michael Rapaport), com quem vive aventuras fantasiosas. Quando seu irmão London (David Henrie) é convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial, James se oferece para ir no lugar dele. A situação deixa Pepper desolado, sendo que ele ainda precisa lidar com as constantes provocações dos demais garotos por ser pequeno demais - daí o apelido jocoso Little Boy. Disposto a trazer o pai de volta da guerra, Pepper resolve seguir uma lista de boas ações entregue pelo padre Oliver (Tom Wilkinson). “Little Boy” traz para nós uma mensagem de esperança estritamente ligadas ao Ano Santo que vivemos na Igreja.

Desespero:


Em Roma um trabalhador de origem humilde, Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), luta para sustentar a família. Precisando de uma bicicleta para começar em um novo emprego, Ricci penhora as roupas de cama da casa. Para desespero da família, a bicicleta é roubada e Antonio sai junto com o filho Bruno (Enzo Staiola) para procurá-la pela cidade.

- A Caridade:
"A caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas por Ele mesmo, e ao próximo como a nós mesmos, por amor de Deus." (Catecismo da Igreja Católica, 1822). 

O Capelão das Galeras (Monsieur Vincent) - 1947

Biografia de São Vicente de Paulo, o santo patrono que teve uma infância extremamente pobre e sofrida, e passou muitos anos trabalhando como escravo. Anos depois, ao tornar-se padre, começou os primeiros trabalhos humanitários de caridade, trabalhando para trazer paz e harmonia entre os nobres e os pobres durante o século XVII, na França, numa época em que a peste negra dizimava milhares de vidas.

Ganância:

Barry Lyndon - 1975

No século XVIII, Barry (Ryan O'Neal), um aventureiro irlandês, transgride a lei e é obrigado a deixar sua cidade. Se junta ao exército para logo em seguida tornar-se espião e traidor. Seu principal objetivo é chegar até a aristocracia através do casamento. Ele consegue, mas após um breve período de felicidade, um triste destino o aguarda. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.