O caminho da maturidade

quarta-feira, novembro 11, 2015

"Com a juventude chega a maturidade, os compromissos de família: é o tempo de buscar esposa!"
(São João Crisóstomo - Homilia 81,5 sobre Mateus)

Todo cristão passa por um processo, essa evolução gradual, tem seu inicio nos sacramentos Batismo, na Comunhão e Crisma, passamos da vivência da infância, para o imaturo, até a maturidade.

Claro, que você deve saber, que isso não segue uma ordem cronológica, não segue idades especificas, que o Espirito Santo age em cada um conforme quer e de acordo com o tamanho de abertura que a alma lhe dá.

Assim, estamos em processo e isso já nos coloca em uma atitude de obra inacabada, não estamos prontos, o que nos faz olhar com mais misericórdia aqueles que nos rodeiam, que também não estão acabados.

Mas na prática o que é esta maturidade?

Como se trata de um processo, a maturidade é o caminho que nos leva a um fim e esse fim é uma virtude, a virtude da prudência.

Para trilhar esse caminho, é preciso se dispor a trabalhar a vida afetividade, sexual, psíquica, emocional, social e espiritual. Todas são importantes e não a como chegar a uma virtude sem lapidar com determinada determinação essas áreas.

“Até que todos nós cheguemos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homens feitos, de acordo com a idade matura da plenitude de Cristo a estatura da maturidade de Cristo” (Ef 4, 13).

Para isso é preciso um grande trabalho de auto conhecimento, saber discernir quais são as falhas que possui, o que fizeram com você que te deixou marcas, quais marcas ficaram gravadas e foram transferidas para outras áreas da sua vida, alguma vivencia da sua vida interferiu negativamente na imagem que você tem de Deus, de Maria, da igreja, da humanidade? Você consegue partilhar a cruz que te foi dada com um irmão? Perguntas, assim devem ser feitas com frequência e coragem, antes saber pela Luz de Deus quem somos, do que viver na escuridão dentro de nós mesmos.

Aproveitando que estamos em termino de ano, devemos pensar se evoluímos como pessoas. Temos muitos planos de carreira, de estudo, mas e planos “de pessoa”? Temos um plano de maturidade?

E nesse caminho, as paixões passam a ter pouca voz, esse é um dos pontos sobre a maturidade espiritual. Pois é fruto da prudência. Esta virtude é característica da vida adulta madura, os mais velhos são mais prudentes, viveram mais. É a virtude de escolher com sabedoria.

Para chegar a prudência:

O primeiro ponto é a estabilidade espiritual. Traçar metas, ter um querer constante. Não só me refiro a vocação mas mais, a santidade, ao comprometimento com a Vontade de Deus.

Essa determinação, esse posicionamento torna viável escolhas prudentes que estão de acordo com seu estilo de vida.

O que também nos leva a julgamento justo das pessoas e situações. Não a busca pelo perfeito, mas se tira de cada um suas melhores qualidades, não se espera situações perfeitas mas se tira de cada dificuldade um bem. O julgamento positivo, que não esta atrelado a listar todos os pontos ruins das pessoas e da vida, nos leva a transfigurar tudo em nós e a nossa volta.

E assim, se adquiri virilidade.

“Saímos de um estado de paixão, namoro - auto-conhecimento, de noivado - comprometimento para um casamento com Deus. “ (Santa Tereza D’avilla)

A virilidade leva ao combate, ao comprometimento, leva a aceitar o Evangelho com seus direitos e deveres, com suas graças e renúncias.

Passamos de um acolhimento parcial e seletivo da Vontade de Deus para o querer a Vontade de Deus completa. Passamos de um concordância com o Evangelho parcial e seletiva, para uma concordância total, sem reclamar mudanças.

Por: Ana Paula Barros

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.