Indicações: Livros Essenciais

quarta-feira, outubro 15, 2014

Primeiramente, quero agradecer a todos os blog e páginas que colaboraram para compor essa lista de livros essenciais. A nova postagem está muito especial, com bastante indicações de livros, feito com muito carinho para vocês. Uma boa leitura para todos!


Segundo o romancista e ensaísta francês, André Maurois “A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde.” Então, nada melhor do que preencher nossa alma com livros que te façam crescer espiritualmente e intelectualmente.

Inicialmente, queria fazer as minhas indicações de livros:
- Para aqueles que desconhecem a importância de entender sobre a teologia do corpo e a modéstia, acho bem interessante, primeiramente ler o livro: Teologia do corpo dela – Descobrindo a beleza e o mistério da feminilidade e Teologia do corpo dele – Descobrindo a força e a missão da masculinidade de Jason Evert. São livros pequenos com uma explicação clara e objetiva, na visão de um Cristão. Super indico para os mais jovens.

A Alice Barros, também fez sua indicação de livro para o blog, confiram:

"A Arte de Ler" ou "Como Ler um Livro" (How To Read a Book) do filósofo e escritor estadunidense M. J. Adler é um excelente livro prático, de fácil leitura, destinado àquele que por algum motivo não se julga capaz de compreender tudo que lê. Em outras palavras, ser capaz de captar completamente toda mensagem que um autor quis transmitir em seus escritos.
Na primeira parte de sua obra, M. J. Adler começa conceituando o que é leitura e faz uma distinção entre as fontes de conhecimento disponíveis. Ele explica os motivos da atual falência do aprendizado nas escolas. Também menciona quais sinais indicam que a leitura está trazendo algum tipo de progresso na aquisição de conhecimento. Depois, na segunda parte de sua obra, apresenta uma série de regras para o aperfeiçoamento da leitura.
Por fim, na terceira parte, ele classifica o que seriam os grandes livros, demonstra a importância de uma boa leitura na defesa das liberdades individuais e sua relação com a procura da felicidade. No apêndice se encontra uma lista de obras essenciais para aqueles que, agora conscientes de tal tarefa, desejam adquirir conhecimentos originais através da leitura.

As meninas do Espaço Olavette, participaram e deram suas sugestões de livros:

A Carol Maldaner que também é colaboradora do nosso blog, indicou: "A fórmula do Amor - segredos de Jane Austen para os relacionamentos" de Elizabeth Kantor e "O Privilégio de ser Mulher" de Alice Von Hildebrand, com relação à feminilidade.
- O primeiro é uma síntese baseada em toda a obra da Jane, portanto indico, antes dele, ler as obras desta grande escritora. Estou fazendo o mesmo antes de pegar o livro, mas em breves lidas em capítulos e indicações confiáveis, não tenho medo de indicá-lo. A segunda indicação é da católica, filósofa e teóloga Alice von Hildebrand que nos traz uma visão belíssima de feminilidade dentro da sociedade atual, que despreza as virtudes femininas. Vale lembrar que ambos foram recomendações da querida Aline Brodbeck do blog Femina que também fez suas indicações de livros mais abaixo.

Outro livro que a Karol indica muitíssimo é "Em busca de sentido" do Viktor Frankl.
- Ele foi um psicólogo, criador da logoterapia, e no seu livro relata momentos dele nos campos de concentração. Nos mostra como encarar o sofrimento e buscar sentido mesmo nos piores momentos da vida. Recomendadíssimo pelo professor Olavo de Carvalho.

Outra obra que ela indica é a "Teologia do Corpo" de Christopher West. O livro é uma iniciação à Revolução sexual de João Paulo II.
- Nele, Christopher explica cada tópico abordado pelo Papa de forma bastante clara. É uma ótima introdução ao tema e se encontra em preço mais acessível do que o livro mesmo do Papa. Ela disse que o conheceu através do curso Teologia do Corpo no site do Padre Paulo Ricardo, na qual também recomenda. Se tiverem a oportunidade de terem acesso a este curso, é fenomenal!

O livro "Namoro" do prof. Felipe Aquino é outra indicação da Karol. - Ele nos recorda do sentido do namoro e como levar um namoro Santo. É ótimo tanto para casais quanto solteiros, que buscam viver o namoro com vistas a Deus. Livro breve e esclarecedor valem muito à pena!

Patricia Grah que além de ser administradora do Espaço Olavette, tem o blog, Patricia Grah escreve...
Ela nos disse que quando lhe pedir que indicasse um livro cristão, imediatamente ela pensou em falar sobre o que está lendo: “Atrevi-me chamar-lhe pai”, de Bilquis Sheikh, a linda e comovente história de uma muçulmana que tem sua vida completamente transformada ao ler a Bíblia e encontrar a Deus, perdendo tudo o que tinha até mesmo sua família, posição social e sendo obrigada a mudar de sua terra natal, recebendo ameaça de morte.

- É uma história fascinante que nos inspira e ensina muitas lições importantes, especialmente sobre como devemos aprender a lidar com amor com aqueles que são diferentes de nós.  Contudo, ela nos disse que seria injusto deixar de fora as suas duas últimas leituras de Brennan Manning: “O evangelho Maltrapilho’’ e “O impostor que vive em mim’’, pois foram os livros que mais a aproximaram do amor de Deus através de Cristo.

- Muitas vezes, ao pecar, acabamos por nos perder em nossos sentimentos, camuflando quem somos e o que de fato sentimos, sentindo-nos envergonhados pelo pecado e achando-nos indignos do amor e perdão de Deus. Manning de forma objetiva, usando em partes sua experiência pessoal, nos mostra um Deus amoroso, que nos perdoa antes mesmo de nós nos perdoarmos e que nos espera de braços abertos cheio de amor e piedade. Um misto de auto-ajuda de alto nível, carinho e muito conhecimento, fazem estes dois livros serem daqueles que você quer terminar de ler num só dia. Recomendo que todo cristão leia ao menos um deles e sentirá – talvez para o resto da vida – que somos discípulos amados e nada poderá ser maior que o amor que o Pai tem por nós!

Ela termina com uma citação do livro “O impostor que vive em mim’’:  “Tudo o que quero lhe dizer que você é: “Você é o amado”, e tudo o que espero é que você ouça estas palavras como se tivessem sido ditas com toda a ternura e a força que o amor é capaz de conter. Meu único desejo é fazer com que elas reverberem em cada canto do seu ser: “Você é o amado”.

Aline Brodbeck do blog Femina – Modéstia e Elegâncianos indicou livros sobre feminilidade, mulher cristã e modéstia. Confiram as indicações que ela fez:

O privilégio de ser mulher - Alice Von Hildebrand, Ed. Ecclesiae

- Alice é a viúva do grande Dietrich von Hildebrand. Filósofa como o marido. Católica como o marido. Erudita e piedosa como o marido. Escreveu esse clássico para demonstrar que as características, habilidades, interesses e a natureza femininas não são um fardo nem uma construção social, como pregavam as feministas, mas decorrem de sua própria estrutura psicológica. A mulher, diz Deus a Adão, é uma ajudadora do homem não por ser uma sua escrava, e sim pela complementaridade entre os dois, entre vir e femina, entre homem e mulher. Livro profundo e obrigatório.


A mulher e o padrão bíblico de feminilidade - Janeide Andrade Feitosa, Ed. Visão Cristocêntrica

- Janeide é professora, mãe e esposa de um pastor pentecostal. É líder de mulheres em sua denominação. O livro é curto, pequeno, mas muito claro, direto, objetivo e interessante. Ela aborda a natureza da mulher, suas capacidades e interesses, mostra o que perdemos com o feminismo e como ele acabou entrando, infelizmente, em muitos ambientes cristãos, e ensina como recuperar a visão que Deus tem para a mulher. Os capítulos abordam como aprender a ser mãe como Ana, esposa como Abigail, bonita como Ester, recomeçar como a mulher adúltera, e traz ainda Jezebel como um modelo de insubmissão que deve ser evitado. Gostei muito do livro.


A mulher cristã e seu guarda-roupas - Janeide Andrade Feitosa, Ed. Visão Cristocêntrica

- Livro também da Janeide, trata do tema da modéstia sob uma perspectiva muito sóbria, sem cair no rigorismo nem no laxismo. Foge tanto do liberalismo tão em voga até na Igreja, quanto do radicalismo nas expressões da modéstia, fruto do puritanismo. Tem tudo a ver com o apostolado que faço no Femina.


As santas mulheres. De Santa Hildegarda a Santa Teresa de Lisieux - Bento XVI, Ed. Ecclesiae

- São homilias do Papa Emérito Bento XVI sobre mulheres que se destacaram pela santidade, pela obediência a Deus, sem sacrificar um pingo de sua feminilidade. Vale a pena ler essa obra fundamental que a Ecclesiae publicou.


A fórmula do amor. Segredos de Jane Austen para os relacionamentos - Elizabeth Kantor, Realejo Livros
- Uma obra que me tocou muitíssimo. Uma defesa da boa conduta, da moral, sem cair na hipocrisia, tão em voga no fim do séc. XIX e início do XX, que entende que a pureza é obrigação só das mulheres, e, por outro lado, sem as neuroses de corte puritano que se exacerbaram na sociedade vitoriana. O ambiente dos romances de Jane Austen é protestante reformado e puritano, é inglês, mas ainda conserva aquele frescor de vivacidade mais católica e nada gnóstica - lembram do filme "A festa de Babette?" A honra é um valor nos livros de Jane, e Elizabeth deixa isso bem claro. Mas não é uma honra pela honra, algo mecânico, mas que vem da própria observação das coisas e de um senso de valores muito naturalmente vivido. Como diz Elizabeth, os personagens vivem as virtudes, mas não vão consultar os Dez Mandamentes antes de cada ação a realizar. A religião cristã é algo natural, vivo, e perfeitamente integrado no cotidiano, sem caricaturas, sem artificialismos, sem carolice. Do mesmo modo, Elizabeth, a partir da ficção de Jane, usa os personagens para dar conselhos muito claros de como uma mulher deve agir para um relacionamento romântico. Não vou antecipar a leitura de vocês com spoilers, mas posso garantir que, embora o livro não seja uma obra religiosa - e nem os romances de Jane são -, a maioria das dicas ali expostas eu já tinha ouvido, com outra roupagem, da boca do diretor espiritual que me acompanhou quando ainda não era casada. E funcionou!

A Moça Católica também deu a sua contribuição, nos indicou dois livros sobre nossa mãe Maria.

Liana representando a todas do blog e página A Moça Católica, ela nos indicou o livro Tratado da verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria de São Luiz Maria Grignion de Montfort que ensina a Santa Escravidão à Maria!
- Seu objetivo é anunciar às pessoas, em particular às famílias, e todas as nações que o caminho para encontrar Jesus Cristo passa por depositar a confiança no regaço acolhedor da Virgem Maria. Aqui se encontram pensamentos, orações e meditações sobre Nossa Senhora.

E o livro Glórias de Maria - Santo Afonso Maria De Ligorio, que é um livro de mariologia e tem as meditações das orações marianas!
- Santo Afonso levou quase 15 anos para escrever este livro de orações. É um livro de piedade, baseado numa sólida teologia. Nele encontram-se um comentário sobre a Salve Rainha e também reflexões sobre as principais festas de Maria, suas dores, suas virtudes e também sobre as principais práticas de devoções para com ela.

Letícia Maria Barbano do blog: Modéstia e Pudor fez suas indicações de livros para o blog.

Ela indicou o livro, “O mistério do amor”, de Fulton J. Sheen. Rio de Janeiro: Editora Agir, 1959. 13ª edição. (Reeditado recentemente pela Editora Molokai como “Três para casar”)
- Em uma época marcada pelo prazer sem medidas, pela confusão entre “amor”, “luxúria” e “paixão”, e pela falta de cuidado e delicadeza nos tratos e relacionamentos sociais, Fulton Sheen surge explicando o que é o amor, no que ele consiste e como fazer um relacionamento ser duradouro.
Letícia disse que não se trata de um manual chato de auto-ajuda. Trata-se de restaurar a essência do amor – o sacrifício – e reorganizar determinadas estruturas – como a família, o sexo, a educação dos filhos – à luz da Moral e da coerência.
- Deixo alguns trechos e a recomendação desta leitura, especialmente para os que desejam, um dia, construir uma família e um bom casamento.
“A sensação de vazio, melancolia e frustração é consequência de se encontrar satisfação infinita naquilo que é carnal e limitado [...]. Os espíritos mais angustiados são aqueles que buscam a Deus em um falso Deus” (p.13)
“Não teria existido menos prazer antes, como afirmam algumas pessoas. Ao contrário, o próprio prazer teria sido muito maior, pois a natureza humana era então mais pura, e o corpo era, portanto capaz de sensações muito mais deliciosas” (Santo Tomás de Aquino citado por Fulton Sheen)
“Um coração partido não significa a fratura de um único coração, mas a ruptura de dois, outrora unidos no êxtase de um único amor. Numa situação de medo diz-se comumente ter o coração na boca, no amor o coração está sempre no ente amado. E, como cada um de nós não possui mais de um coração, este só pode ser dado uma única vez” (p. 237)
“A razão porque um homem despreza a mulher que se lança em seus braços é que ela destrói, com seus oferecimentos, o seu direito de escolher” (p. 302)

Outro livro que ela nos indicou foi: “A burguesia”, de Régine Pernoud. Portugal: Publicações Europa-América, 1995.
- Mais do que repetir que o marxismo cultural destruiu a dignidade feminina, devemos buscar suas raízes históricas. Com a queda da Idade Média, iniciou-se a formação de uma classe urbanizada, capitalista, anticlerical e frívola. O retrato típico do burguês é aquele do homem que descobre os prazeres do dinheiro e da vida urbana; que invejoso da monarquia cria seus próprios códigos e trejeitos; que segue uma vida de dupla moral, afinal descobre-se como “homem” e não mais necessitado de Deus para embasar sua vida.
Deste novo tipo surgem ou se consolidam as filosofias iluministas, o Liberalismo, a Ciência Moderna e as Revoluções Burguesas, e, finalmente, é nesta linha que encontramos o marxismo, marxismo cultural e os consequentes movimentos sociais.
A partir deste livro sintético é possível se ter uma explanação muito clara de uma das principais origens da modernidade e conhecer as raízes do que vem a ser hoje a destruição de toda Cristandade e, consequentemente, da dignidade da mulher.

Ana Caroline Campagnolo do Vlogotecacontribuiu indicando alguns livros de sua preferência.

Cristianismo Puro e Simples - CS Lewis
Durante a Segunda Guerra Mundial, a BBC convidou C. S. Lewis para fazer uma série de palestras pelo rádio. Foram programas que, ao final, deram um sentido novo à vida de milhares de adultos de todas as classes e profissões. O livro Cristianismo puro e simples, que colige essas preleções legendárias, veio a ser considerado a mais popular e acessível de todas as obras de Lewis, lembrando-nos daquilo que é mais importante na vida e apontando-nos o caminho da alegria e do contentamento. Esta edição de qüinquagésimo aniversário nos recorda de uma ocasião em que C. S. Lewis foi capaz de dar conforto e consolação a milhões de pessoas num tempo de guerra e de incertezas; mas suas palavras são tão pertinentes agora quanto em qualquer outra época.

A Anatomia da Dor - CS Lewis
A anatomia de uma dor  traz um relato tocante, C. S. Lewis mostra seu lado sombrio e amargo, até então desconhecido dos leitores. Apesar de ter escrito anteriormente sobre o sofrimento, em A anatomia de uma dor livro pungente que suas emoções são colocadas à mostra.
Com grande intensidade e sofrimento, o escritor revela seu sentimento de indignação após a perda de sua amada. Até descobrir algo... A anatomia de uma dor.Deus certamente não estava fazendo uma experiência com minha fé nem com meu amor para provar sua qualidade. Ele já os conhecia muito bem. Eu é que não. Nesse julgamento, ele nos faz ocupar o banco dos réus, o banco das testemunhas e o assento do juiz de uma só vez. Ele sempre soube que meu templo era um castelo de cartas. A única forma de fazer-me compreender o fato foi colocá-lo abaixo.

Razão e sensibilidade – Jane Austen
Razão e Sensibilidade” é um livro onde as irmãs Elinor e Marianne representam esse dualidade, de maneira alternada, ao longo do livro. Por meio das experiências vividas pelas duas irmãs como: perda, amor e esperança. Austen nos oferece um excelente panorama da vida das mulheres de sua época. As irmãs vivem em uma sociedade completamente rígida e ambas tentam sobreviver a este mundo cheio de regras e injustiças. Tanto a sensível e sensata Elinor, quanto a romântica e impetuosa Marianne se vêem fadadas a aceitar um destino infeliz por não possuírem fortuna e conexões, obrigadas a viverem em um mundo dominado pelo dinheiro e pelo interesse. Ao longo da narrativa as duas personagens passam por um processo de apredizagem, tentando mesclar a razão com os sentimentos em busca de um final feliz.

A felicidade conjugal - Tolstoi
- Publicada em 1859, quando o escritor tinha pouco mais de trinta anos, 'Felicidade conjugal' é talvez a primeira obra-prima de Lev Tolstói e prenuncia um tema que terá importância na vida do autor russo - o tema do desejo, neste caso apreendido do ponto de vista feminino.

O diabo - Tolstoi

O diabo está à espreita Poucos escritores penetraram tão fundo na alma dos seus personagens quanto Leon Tolstói, dono de uma técnica narrativa certeira e cristalina. Na história, Evguêni, um bacharel em direito,­ se envolve com uma bela camponesa da região, num caso que teria tudo para ser esquecido e relegado às loucuras de juventude. Mas Evguêni é jovem, e não percebe que está criando armadilhas para si mesmo...

O saber dos antigos - Giovanni Reale
O homem contemporâneo está doente, talvez gravemente. E a origem do 'mal-estar da civilização' deve ser buscada sobretudo no niilismo que, no final do século passado, Nietzsche expressou tão fortemente. Este livro traça uma espécie de itinerário entre os males que nos afligem hoje, mostrando como a sabedoria antiga revela as formas de 'cura' do mal-estar contemporâneo. Essas 'terapias' talvez não consigam curar, mas pelo menos aliviarão a dor e o desespero.

5 comentários:

  1. Adorei as dicas, anotei alguns para adquirir...obrigada pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as recomendações!
    Lendo o post lembrei também de um livro excelente que li antes de casar. Chama-se 'O amor entre o homem e a mulher" de Dietrich von Hildebrand. Fala sobre o verdadeiro significado do sexo, a missão do amor humano e a singularidade do amor conjugal.
    "O maior bem humano na terra [é] o amor conjugal e a sua realização na união sagrada do casamento, em que 'dois serão uma só carne'"(Dietrich von Hildebrand).

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de indicar "O namoro cristão em um mundo supersexualizado" e "Como encontrar sua alma gêmea sem perder a sua alma" de Jason Evert e Crystalina Evert

    ResponderExcluir
  4. Também gostaria de indicar "O namoro cristão em um mundo supersexualizado" e "Como encontrar sua alma gêmea sem perder a sua alma" de Jason Evert e Crystalina Evert

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.