O equilíbrio e a simplicidade da modéstia

quinta-feira, março 16, 2017

Quando você ouve a palavra modéstia, o que vem à mente? Aposto que é algo sobre roupas, não mostrar por demasiada as partes de seu corpo, coisas do tipo. A modéstia pode ser definida de duas maneiras, a primeira significa "não seja uma pessoa orgulhosa ou confiante excessivamente em suas habilidades", e a segunda, (que provavelmente é o que a maioria de nós mais se detém) "comportar-se e especialmente vista-se de maneira que não atraia uma atenção ao seu corpo".

Parece que a sociedade não tem nenhum conceito ou qualquer definição verdadeira de modéstia! Na era das redes sociais, vangloriar-se, compartilhar e dar detalhes tim-tim por tim-tim da uma vida parece ser a norma dos dias atuais. Sendo assim, tanto as mulheres como os homens estão se vestindo de maneira que chamam a atenção deliberadamente para si, com objetivo final de ser notado e falado, seja para coisas boas ou ruins.

Mas, há pessoas que conscientemente lutam por um estilo de vida modesto. A maioria delas que acreditam na modéstia concordam que não é apenas uma questão externa; sabem da necessidade de ter um coração modesto, compreendem a importância de mudar suas atitudes antes de quaisquer mudanças físicas que se pode ser feitas. Então, o que significa ter um estilo de vida modesto?

Isso significa:

Ter um estilo de vida modesto é viver virtuosamente, buscando equilíbrio, temperança, simplicidade e humildade. É dar-se inteiramente a Deus, é viver na graça.

Na prática, para termos um estilo de vida modesto devemos pensar nessas atitudes:

Não desejar ser o centro de atenção o tempo todo; Saber gastar o seu tempo com sabedoria; Sendo consciente de como gastar e economizar; Pensando bem se as palavras que falamos são edificantes, perspicazes, amigáveis, etc, ou se estamos apenas fazendo barulho; Usar as redes sociais com equilíbrio; Saber se divertir com moderação; Se dedicar aos estudos; Viver segundo os ensinamentos de Deus.

Se você deseja viver um estilo de vida modesto, encorajo-a a rezar para isso e pedir a Deus que direcione suas ações. Talvez seja hora de fazer uma geral na sua casa e reduzir as redes sociais, estar satisfeita com o que você tem, e começar a gerir o seu dinheiro com mais sabedoria. Pode demorar algum tempo, mas não fique desanimado! Quando se vive um estilo de vida modesto é mais fácil se concentrar nas coisas que são mais importantes: Deus, família, amigos ...

Ter um estilo de vida modesto às vezes pode parecer que não vale o esforço, mas deixe-me assegurá-lo: É! Quando nós, cristãos, vivemos de maneira diferente do resto do mundo, as pessoas percebem. Eles podem não ser capazes de identificar o que é diferente sobre nós, mas eles ficarão curiosas. Deus trabalha de maneira incrível, e sua simples escolha de não compartilhar todos os detalhes de sua vida pessoal no Facebook pode apenas ser a semente que Ele planta no seu coração para uma mudança maior.

Um abraço no coração. Salve Maria!

Esse post é uma tradução do blog A Pinch of Faith com algumas alterações e adaptações feitas para que houvesse um melhor entendimento do texto.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.