Graça e Doçura
A mulher é o receptáculo da doçura e da graça. A doçura e graça são filhas da pureza.
A pureza é a capacidade de ser livre de impurezas, sujeira. Ser pura é essência de toda mulher. Claro, que todo filho de Deus tem o chamado a pureza, mas a mulher o têm em alta conta.
A pureza faz parte da nossa essência. Porque a doçura e a graça, filhas da pureza, são características femininas apontadas desde o Gênesis.
Eva foi criada porque Adão estava só, quando a Escritura diz só, todos compreendem que Adão estava triste, uma espécie de depressão pela solidão. Deus então se decide a criar alguém com um intuito específico, fazer companhia a Adão. Mas essa criatura teria de ser especial, deveria fazer companhia e ser capaz de entender as emoções do homem como Deus foi capaz de entender. Deveria ter um olhar sensível a isso. Repare que Adão não pediu uma companheira, Deus foi quem notou que Ele estava só e também notou que nenhum ser que havia criado poderia fazer uma companhia adequada a Adão.
Então Ele criou Eva. Para conseguir exercer sua missão Eva precisava possuir doçura e graça, características emocionais.
Nesse ponto, fica fácil perceber que quando a pureza é atingida perdemos a doçura e a graça e por fim ficamos inaptas a exercer a nossa missão no mundo.
Percebeu a questão não é?
Claro que existem uma série de fatos que nos deixam gradualmente impuras. Mas uma parcela enorme desse fatos vem de coisas que nós mesmas lemos, assistimos e pessoas com quem nos relacionamos. Assim, se determinar a ser pura é também fazer um jejum, muitas vezes, da própria vontade (aliás esse é um alvejante muito bom).
Também é preciso a conscientização das próprias limitações e ter um compromisso de "se limpar" com frequência. Afinal se você possuí uma roupa e vive em um ambiente sujo, você a lava com uma frequência maior, assim a sujeira não impregna na roupa. Se você demora muito a sujeira estraga a roupa. Portanto, para permanecer na pureza a confissão frequente é essencial (imagine uma industria especializada em tirar manchas, essa é a Confissão).
Não é difícil perceber, que além de perder a docilidade e graça, me parece que a também uma tristeza. É muito triste perceber o quanto o afastamento da pureza deixa a alma desolada. A criatura que foi criada por Deus para dar alegria, preencher a solidão se tornar a própria solidão.
Sabia que número de mulheres deprimidas é maior que de homens?
Aqui não posso deixar de apontar novamente o Gênesis, lembre-se a serpente foi falar com Eva e não com Adão. Não, não é porque Eva é mais fraca, é porque a mulher é a alegria do mundo, quem determina o padrão de comportamento masculino é a mulher.
Eva ofereceu o fruto a Adão, que pegou sem titubear e é assim até hoje. Tudo que afeta as mulheres altera o comportamento masculino. Se perdemos a pureza, e por consequência a graça e a doçura, temos homens rudes, mal educados e impuros, porque eles nos refletem.
Se cada uma de nos conscientizarmos da nossa missão real, dentro da espiritualidade teremos uma mudança grande de padrão nos comportamentos. Tudo começa por nós.
Por: Ana Paula Barros
Nenhum comentário: